Untitled Document

O manejo preconizado pela moderna ovinocultura é a grosso modo o seguinte: A gestação de uma ovelha é em media de 147 dias. As ovelhas permanecem no pasto, da cobertura até 45 dias antes do parto quando são enviadas ao confinamento. A partir do terço final da gestação as ovelhas passam a se alimentar confinadas com uma dieta rica em energia (ex: milho + capim ou feno ou silagem). Com isto você estará alimentando o cordeiro que irá nascer pesado e sadio. Irá também com este manejo tirar as ovelhas do pasto que nesta fase de gestação é uma grande propagadora de verminose e também estará embalando-a para parir com bastante leite. Este manejo é um sucesso em todas os criatórios que o adotaram.

Os cordeiros vão nascer no confinamento sempre em uma cama muito limpa. Após a mãe ter feito a limpeza lambendo-o é fundamental que se cure o umbigo do cordeiro com uma farta porção de tintura de iodo a 10%. Quando for curar o umbigo, pegue a mãe e certifique-se de que ela tem leite suficiente ordenhando os dois tetos pois com isto você irá desentupir os tetos com possíveis operculações da saída do leite. Tenha certeza de que o cordeiro mamou o colostro nas primeiras quatro horas após o parto. Cordeiro que não mama colostro morre já no primeiro dia de vida.

As ovelhas ficam com os cordeiros 24 horas por dia durante os primeiros 30 dias. Após os 15 primeiros dias os cordeiros começam a procurar alimentos sólidos. É fundamental que o cordeiro tenha acesso ao cocho privativo (creep feeding). No creep eles irão ter acesso a um alimento rico e irão começar a desenvolver as bacterias do rúmen tão necessárias a um desmame precoce. Em nosso manejo cordeiros nunca vão a pasto. Temos muitos motivos para isto. Após os 30 dias do nascimento as ovelhas começam a passar meio dia longe dos filhotes. Elas vão a pasto e os cordeiros ficam no confinamento com a ração do creep e mais volumoso. Vai-se aumentando o período de separação das mães até que elas venham apenas dormir com os cordeiros. Após os 30 dias de paridas as ovelhas não mais se alimentam no cocho. Após 60 dias do nascimento pode-se começar a desmamar os cordeiros. As mães então passam o dia todo no pasto e passam a noite com o reprodutor que irá efetuar a cobertura e todo o processo irá se repetir.

Custommize